Contato

E-mail: informarparafacilitar@gmail.com

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

CIDADE DE TIRADENTES - MG

Esta cidade é também uma boa indicação de passeio que estamos dando aqui em nosso Blog, porque primeiramente, trata-se de uma cidade histórica, como muitas outras de Minas Gerais, mas com um ar, que podemos dizer, romântico. A cidade é pequena, pacata e aconchegante, ideal para quem quer ter contato com ama parte da história de nosso pais, descansar, degustar uma boa comida mineira e uma boa cachacinha.

As ruas do centro histórico são calçadas com pedras irregulares e para quem for de carro vai se surpreender porque em alguns trechos, não se consegue andar mais do que 10 ou 20 km/hora.


Para melhorar mais ainda o visual, vejam que não existem fiação dependuradas em postes, que deixam nossas cidades com aspecto feio. Em Tiradentes, no centro histórico, é tudo subterrâneo.

Tiradentes surgiu devido a exploração de riquezas naturais no Estado de Minas Gerais, principalmente ouro, na época dos Bandeirantes.
Inicialmente seu nome era Vila de São José e em 1889, após a Proclamação da República, recebeu o nome de Tiradentes, em homenagem ao Mártir da Inconfidência Mineira.

Está localizada no Estado de Minas Gerais à 12 Km da cidade de São João Del Rei e à aproximadamente 200 Km de Belo Horizonte.
Para chegar até a cidade de carro:
De Belo Horizonte, BR-040 e BR-383.Tempo estimado da viagem = 3hs.
De São Paulo, BR-381 e BR-265. Tempo estimado da viagem = 6hs. 
Do Rio de Janeiro, BR-040 e BR-265. Tempo estimado da viagem = 4hs.
Para ir até lá de ônibus, é necessário ir até a cidade de São João Del Rei ou Barbacena e de lá, seguir para Tiradentes.
Fonte: Google Maps.


HOSPEDAGEM

Em termos de hospedagem, a cidade tem várias opções com uma boa rede de Pousadas, praticamente todas com alguma alusão ao conceito histórico da cidade, seja na construção ou na decoração dos ambientes.
Recomendamos a Hospedaria da Villa, local tranquilo, calmo, com muito bom atendimento pelos seus proprietários e que fica a 15 minutos, a pé, do centro histórico ou 5 minutos de carro. Clique na Imagem abaixo para acessar o site da Pousada.

http://www.hospedariadavilla.com/

CLIQUE AQUI, para pesquisar outras Pousadas.


GASTRONOMIA
A cidade apresenta uma boa variedade de Restaurantes, obviamente muitos têm como seu carro chefe a comida mineira, mas também existem várias outras opções que vai desde pizzas, lanches até frutos do mar.
Abaixo estão dois restaurantes onde, além da qualidade e variedade de pratos, destacam-se o bom atendimento e preço justo:

Sabor com Arte
Bar e Restaurante, aconchegante, rústico e bem localizado, fica na principal praça do centro histórico e seu ambiente lembra um pouco um Pub.
Cardápio de pratos e bebidas variado e em dias específicos tem música ao vivo.
Se forem neste restaurante, recomendamos experimentar o Pastel de Angu, uma delícia, acompanhado da boa pimenta mineira, cachaça com mel e cerveja ou Chopp bem gelado.
Não localizamos nenhum site do restaurante, mas é fácil localiza-lo, fica no Largo das Forras, Nr. 66.
Abaixo algumas fotos:









Atrás da Matriz
Um Restaurante um pouco mais sofisticado que foi instalado em uma casa estilo colonial e como o próprio nome diz, localizado atrás da Igreja Matriz de Santo Antônio, Rua Santíssima Trindade, 201. Neste servem frutos do mar e alguns bons pratos com bacalhau.
Confira no site: http://atrasdamatriz.com.br/ 

Curiosidade Gastronômica
Em Tiradentes você vai encontrar no cardápio de alguns restaurantes, pratos com a nomenclatura Ora-Pro-Nobis que é uma hortaliça de folhas verdes escuras, que foi muito utilizada pelos escravos devido ao seu alto teor de proteínas. O nome um pouco incomum, que vem do latim, significa em português "Rogai por Nós". A crença popular de algumas regiões de Minas, atribui o nome devido a mesma ter sido cultivada no quintal de uma igreja, onde, na época, o padre rezava as missas em latim. O prato mais famoso em Tiradentes é o Frango Ora-Pro-Nobis.


TURISMO

Igrejas
Como algumas cidades mineiras mais antigas, em Tiradentes existem muitas igrejas antigas que são bem preservadas e abertas ao turismo.

A maior delas é a Igreja Matriz de Santo Antônio, localizada a 10 minutos a pé do centro histórico. Sua construção data do século XVIII. O interior desta igreja chama a atenção devido a sua beleza com várias peças em Ouro e Prata, em especial o Altar Mor.


Além desta destacam-se as igrejas:
Igreja Nossa Senhora do Rosário 
Santuário da Santíssima Trindade
Capela de Nossa Senhora das Mercês
CLIQUE AQUI para ver informações de visitação em todas as igrejas da cidade


Centro Histórico
São muitas ruas calçadas de pedras irregulares e casario antigo que também datam do século XVIII. Destacam-se neste local o Largo das Forras, que é considerado o coração da cidade e recebeu este nome por ter sido o local onde eram entregues as cartas de alforria aos escravos.


Alambique Boa Vista - Cachaça do Século XVIII
Situado na cidade de Coronel Xavier Chaves, aproximadamente 20 Km de Tiradentes, o Alambique Boa Vista produz uma boa cachaça da mesma forma a 250 anos. A moagem da cana é movimentada através de uma roda d'água que funciona até hoje.



Bichinho - Artesanato
Apesar da cidade de Tiradentes ter várias opções de artesanato, também é possível visitar a 18 km da cidade o distrito de "Bichinho", local onde se concentram vários artesãos, com uma infinidade de trabalhos.




Passeio de Trem até São João del Rei
Como todo passeio de Maria Fumaça, este também é bem legal e consideramos como imperdível. O passeio tem a opção de ida e volta de trem ou somente ida de trem e volta de ônibus ou van de turismo.
Se optar por ir e voltar de trem, o tempo de permanência na cidade destino é relativamente curto, por tanto, sugerimos que em São João del Rei, vocês optem por um passeio pela cidade de van, que percorre os principais pontos turísticos desta cidade.
As informações e compra dos passeios é feita diretamente na estação ferroviária de Tiradentes ou São João del Rei.
Igreja Matriz São João Del Rei



Pessoal, finalizamos aqui este Post, até a próxima!!!
Compartilhe Informar para Facilitar nas Redes Sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário