Contato

E-mail: informarparafacilitar@gmail.com

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

CIDADE DE FOZ DO IGUAÇU - Parte 4 (última)

Bom Dia!
Encerrando nossa série de Posts sobre a cidade de Foz do Iguaçu, estaremos demonstrando a Usina Hidrelétrica de Itaipu e o Passeio no Lago da Represa.

Usina Hidrelétrica de Itaipu
A usina foi inaugurada em 1982 e construída conjuntamente pelo Brasil e Paraguai e é um exemplo da capacidade do Homem de criar obras monumentais visando o bem comum. Consideramos este passeio interessante porque conseguimos obter informações e ver "in loco" a complexidade de uma coisa que para todos nós é relativamente simples, a energia elétrica, tão importante nos dias de hoje. Em todos os ambientes que vivemos, simplesmente acionamos um interruptor, ligamos a TV, aparelhos eletrodomésticos e tudo funciona ao alcance de nossas mãos para nossa comodidade, mas por trás disto existe uma estrutura muito grande de trabalho, equipamentos, tecnologia e seres humanos empenhados em fazer sempre o melhor.


Em Itaipu vocês poderão ver como esta Energia Elétrica é gerada, quantas pessoas e equipamentos estão envolvidos e se deparar com coisas gigantescas, como os paredões de mais de 200 mts de altura, construídos para represar o curso do Rio Paraná, o imenso lago que se formou com este represamento, as Turbinas que geram a energia e qual é o processo para que isto ocorra, muito interessante!!







A visitação em Itaipu ocorre todos os dias das 8hs às 16hs para a modalidade denominada: Circuito Especial, que foi o feito por nós, e permite a visitação ao interior da Barragem.
Existem outras opções, que todos vocês poderão conferir neste link: 
Atrações Turísticas em Itaipu.

Assim como a parte externa, o interior também é bastante surpreendente. Locais muito bem cuidados, limpos e organizados.

Sala de Controle da Usina Hidrelétrica

Marco da Divisa Brasil / Paraguai

Área de Acesso para Manutenção das Turbinas


Eixo do Rotor da Turbina de Geração de Energia Elétrica



Para maiores informações sobre a Usina, recomendo o site: https://www.itaipu.gov.br/.

Passeio no Lago da Represa de Itaipu
Este passeio, com duração aproximada de 1:30h, também é bem legal, mas infelizmente para nós aconteceu em um dia chuvoso, sendo que seu grande atrativo é realiza-lo ao fim da tarde para pegar o Por do Sol.
O mesmo é realizado no Lago que foi formado com o represamento do rio Paraná e percorre praticamente toda a extensão da barragem.









Bom pessoal, nosso objetivo era mostrar um pouco desta excelente cidade turística e esperamos ter conseguido isto. Na nossa opinião, Foz do Iguaçu se apresenta como uma boa opção de viagem, pelo seu custo beneficio e porque dispõe de muitas opções de lazer, gastronomia e diversão.

Um abraço a todos e logo estaremos publicando novos Posts.
Até mais!!!!
Compartilhe Informar para Facilitar nas Redes Sociais: