Contato

E-mail: informarparafacilitar@gmail.com

terça-feira, 22 de março de 2016

COMO TIRAR VISTOS DE ENTRADA EM PAíSES

Boa tarde!
Relacionado ao assunto do Post anterior, Passaporte, transmitiremos neste de hoje informações sobre os Vistos de entrada em outros países, documento este que é de fundamental importância para quem pretende viajar para fora do Brasil.
Informaremos o que é um Visto, citaremos exemplos de países que exigem sua emissão e como fazer para consegui-lo.



O que é um Visto?
O Visto é na verdade um documento que é uma permissão de entrada em um determinado país baseado em uma finalidade e por um tempo determinado. Normalmente para consegui-lo, é necessário comparecer a um consulado ou embaixada do país que se deseja viajar.
Os Vistos tem prazo de validade que varia de acordo com seu tipo e país.
Nem todos os países exigem Vistos para brasileiros, é o caso dos países da América Latina e Europa Ocidental, desde que a finalidade da viagem seja a de turismo ou negócios com prazo máximo de 90 dias. Os países que dão a isenção de Visto deste tipo são aqueles em que o Brasil firmou o chamado "Acordo de Reciprocidade", ou seja, como eles não exigem de nós, o Brasil também não exige deles e vice-versa.

Quais são os principais Tipos de Vistos?
Existe uma grande quantidade de tipos de Vistos, por essa razão mostraremos aqui alguns que são os mais comuns:

Visto de Turista - Emitido para permitir que a pessoa entre no país com a finalidade de viagem e lazer e tem tempo de permanência pré-determinado;


Visto de Trabalho - Visto concedido para que uma pessoa possa exercer uma atividade profissional em determinado país por uma período de tempo, em alguns casos, de no máximo 2 ou 3 anos;

Visto de Negócios - Emitido para pessoas que desejam abrir uma empresa em outro país ou participar de alguma feira de negócios, reuniões empresariais, etc;

Visto de Estudante - Solicitado por pessoas que desejam participar de algum curso e este tipo de Visto terá o tempo de permanência definida conforme a duração do curso. Normalmente para este tipo de Visto será necessário, entre outros documentos, a apresentação da confirmação da matricula no curso que será realizado no país de destino.


Como conseguir um Visto?
Como informado, em geral a obtenção de Visto de Entrada é necessário o comparecimento ao Consulado ou Embaixada do país para onde se deseja viajar. 
Normalmente os Consulados disponibilizam em seus Sites na Internet todas as informações para obtenção de Vistos de Entrada, que inclui o preenchimento de formulários On Line, uma lista de Documentos a serem apresentados, Pagamento de Taxa, Fornecimento de Foto, etc.

Alguns exemplos de Documentos que poderão ser solicitados:
Passaporte válido por no mínimo 6 meses;
Comprovante de Rendimentos (Holerites);
Comprovante de Residência;
Comprovante de Declaração do Imposto de Renda mais recente;
Certificado de Vacina contra Febre Amarela;
Reserva de Hotel ou Endereço de Estadia;
Carta convite de morador no País Destino; 
Seguro Viagem/Saúde Internacional;
Comprovante de Pagamento da Taxa para obtenção do Visto, etc.

Abaixo uma lista simplificada de países que exigem Visto de Entrada para Brasileiros:



Abaixo uma lista simplificada de países que NÃO exigem Visto de Entrada para Brasileiros, desde que seja para Turismo e Negócios com permanência máxima de 3 meses:




Atenção: As informações acima são simplificadas e são somente um direcional . Poderão sofrer alterações a qualquer momento pelos Órgãos Públicos dos referidos países. Sugerimos que no seu planejamento de viagem você faça uma verificação antecipada da necessidade de Visto de Entrada no Consulado / Embaixada do País que se desejar viajar.

É isso aí pessoal, esperamos ter contribuído com estas informações, facilitando para aqueles que desejam viajar para fora do Brasil.
Um abraço a todos!


Compartilhe Informar para Facilitar nas Redes Sociais: