Contato

E-mail: informarparafacilitar@gmail.com

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS

Pessoal, bom dia!
Vocês já ouviram falar em Aspectos e Impactos Ambientais?

Espero que sim, porque Informação, não é por acaso que esta palavra é título deste Blog, é uma das coisas mais importantes nas nossas vidas, principalmente em se tratando de assuntos relacionados ao Meio Ambiente, do qual nossas vidas dependem.

É interessante como as vezes nos comportamos como se o Meio Ambiente fosse alguma coisa que não nos diz respeito, é como se ele fosse algo muito distante de nossas vidas, nem parecendo que fazemos parte do mesmo e o pior, as vezes agimos como se não sofrêssemos o impacto das coisas ruins que acontece com ele. 

Na minha infância, não se falava em cuidar ou se ter atenção com o Meio Ambiente e quando começaram a falar diziam que deveríamos cuidar dele porque, caso contrario, as futuras gerações sofreriam com os efeitos e seriam seriamente prejudicadas, pois é, infelizmente ocorre que muita gente não deu ouvidos para esta previsão e aí a nossa própria geração já está sentindo os efeitos dos maus tratos com o Meio Ambiente.

Falando especificamente na Região Sudeste, as pessoas que tem um pouco mais idade devem concordar comigo, praticamente não temos mais inverno, pelo menos não com a intensidade e pelo período que tínhamos antes. Em contra partida, nas estações mais quentes do ano, estamos tendo temperaturas cada vez mais elevadas e ao longo dos anos as chuvas tem diminuído sua intensidade. Aqueles que não gostam de temperaturas mais baixas devem até estar contentes com isso, mas acho que isto é reflexo do que eu chamaria "Desequilíbrio Ambiental", e, na minha opinião, mesmo sendo leigo no assunto, isto não é bom para ninguém.

Também acho que a degradação do Meio Ambiente não se deu somente por um comportamento totalmente errado dos Homens ou ocorreu somente pelo comportamento negligente das pessoas, mas se deu também por uma necessidade de explorar os recursos naturais existentes devido ao crescimento populacional do Planeta Terra, porque afinal é preciso alimentar este povo, abastece-lo com bens, serviços, etc, e é aí que entram os tais dos Aspectos e Impactos Ambientais, que estão presentes em nossas vidas todos os dias.

Para aqueles que não sabem, Aspecto Ambiental é tudo aquilo decorrente de atividades, sejam produtivas, de laser, de alimentação, trabalho, serviços, etc, que interage com o Meio Ambiente.
Cada um dos Aspectos Ambientais gera o que se chama de Impacto Ambiental, que significa a modificação do Meio Ambiente, e na maioria das vezes, infelizmente, de forma negativa.
Abaixo seguem alguns exemplos para facilitar a compreensão:



O que tentei demonstrar acima é uma forma bem básica da Matriz de Aspectos e Impactos Ambientais, que talvez, pelo fato de ser pouco divulgada, seja conhecida por poucos. A mesma é utilizada para se fazer a correlação entre um e outro. Somente observei sua utilização mais efetiva por grandes empresas em que tive a oportunidade de trabalhar, porque é requisito para a certificação ISO 14000.

Não estou atualizado em relação ao conteúdo programático das nossas escolas, mas acho que esta Matriz devesse ser parte integrante de alguma matéria relacionada ao Meio Ambiente, para que desde cedo, as crianças pudessem ter a consciência deste importante assunto e, obviamente, mudar seu comportamento.

A finalidade de eu estar escrevendo este Post é tentar despertar em cada um de nós a consciência de que, se darmos mais atenção ao Meio Ambiente e fizermos pequenas mudanças em nossas vidas, evitando os Desperdícios dos recursos naturais, principalmente da Água, teremos um mundo melhor para todos, é a velha e conhecida frase:

Sabendo Usar Não Vai Faltar

É isso aí pessoal, um abraço e até mais!!!



Compartilhe Informar para Facilitar nas Redes Sociais: