Contato

E-mail: informarparafacilitar@gmail.com

terça-feira, 1 de março de 2016

MEDULA ÓSSEA - SEJA UM DOADOR



Veja como é fácil ser um doador de Medula Óssea

Este assunto é de suma importância para todos nós e por isso achamos importante divulgar informações sobre ele, mesmo porque não vemos o mesmo sendo discutido com tanta frequência nos meios de comunicação.
As informações que iremos fornecer, foram coletadas de revistas e sites especializados de órgãos públicos de saúde.

Talvez não seja do conhecimento de todos, mas doar Medula Óssea não é nada complicado, não traz nenhuma consequência para a saúde do doador e o impacto é muito relevante, porque através deste ato, vidas podem ser salvas.
Segundo a Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea, diferente do que se pensa, a medula óssea não está na coluna vertebral e sim no interior de nossos ossos. É um tecido gelatinoso, conhecido popularmente como “tutano” e nele estão contidas as células-tronco.

O primeiro passo para se tornar um doador é estar em bom estado geral de saúde, ter de 18 a 55 anos e comparecer munido de documento de identidade ao Hemocentro de sua cidade, é o local onde se faz a coleta de doação de sangue. 

Após o cadastramento, é feita uma coleta de amostra de sangue, 10ml aproximadamente, que será analisado em teste de laboratório para identificação das características genéticas, permitindo assim recolher informações para análise de compatibilidade com as pessoas que estão na fila de espera para o transplante.

O resultado deste exame é encaminhado para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea e caso haja algum paciente com compatibilidade, o doador é consultado para decidir quanto a doação. Por este motivo, é indispensável manter os dados cadastrais atualizados.    

Para se ter uma ideia do quanto é importante ter um maior número possível de doadores, a relação de compatibilidade é de 1 para 100.000.
Se quiserem obter maiores informações, CLIQUE AQUI.

É isso aí pessoal, espero ter contribuído para este importante assunto e compartilhem esta informação com o maior número possível de pessoas.


Compartilhe Informar para Facilitar nas Redes Sociais: