Contato

E-mail: informarparafacilitar@gmail.com

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Quantos anos você quer viver?

Quantos anos queremos viver é uma pergunta que todos deveríamos fazer em algum momento em nossas vidas. Mas porque isso é importante? Porque a despeito de uma série de variáveis, o cuidado como nossa saúde é fundamental para prolongarmos nossa existência. 
E não é somente uma questão de números que está em jogo, mas além disso,   e talvez o mais importante, é a questão da Qualidade de Vida, que desejamos para nós mesmos quando chegarmos a velhice. Esta qualidade de vida somente será conseguida se nos informarmos e tomarmos as atitudes corretas ao longo de nossas vidas.




É bem mais comum vermos anúncios, orientações, documentários, etc, sobre atividade física, que são comprovadamente eficazes na questão da longevidade com qualidade de vida, mas não se tem a divulgação, pelo menos na mesma proporção, sobre a questão de nosso cérebro.

Manter a mente em constante "movimento" trás grandes benefícios para o ser humano, principalmente após a aposentadoria, que é o momento em que todos diminuem suas atividades e com isso o cérebro tende a ficar um pouco mais acomodado, podendo ocasionar com o tempo e em alguns casos as chamadas doenças neurodegenerativas, como por exemplo: Doença de Parkinson, Mal de Alzheimer, Depressão, Amnésia, etc.

E qual é a recomendação?
É efetuar uma troca, ou seja, saem as atividades profissionais, que mantem o raciocínio e o cérebro em boa forma e entram as atividades diversas de estimulação cerebral, atividades simples, prazerosas, que não tenham nenhuma obrigatoriedade de serem praticadas e que cada um poderá escolher de acordo com seu gosto. Abaixo citamos algumas delas.

Tênis de Mesa ou Ping-pong: Aprender ou praticar este tipo de esporte é comprovadamente estimulante para nosso corpo e mente devido a constante necessidade de se acertar a bolinha.

Instrumentos Musicais: O aprendizado de qualquer instrumento musical, exige que coloquemos para trabalhar diversas funções cerebrais, a coordenação motora, bem como a visão e audição.

Trabalhos Artesanais: Atividade que está relacionada a questão da Criatividade, forte estimulante para diversas regiões de nossos cérebro, também atuando na coordenação motora e visão.

Jogo de Xadrez: Este é um grande aliado da mente porque exige um alto nível de concentração e raciocínio. 

Atividades com as mãos trocadas: Parece meio besta falar disso, mas realizar tarefas simples do dia a dia com perfeição, com mãos trocadas, ou seja, quem é destro faz com a mão esquerda e os canhotos, com a mão direita. É interessante porque foge do comum. Coisas básicas podem ser feitas, como a escovação dos dentes, escrita, manuseio do mouse, etc.

Dança de Salão: Aprender os passos dos diversos tipos de dança e pratica-los na correta sequência é um exercício muito bom para a mente e o corpo. Benefícios adicionais são conseguidos também através de se ouvir uma boa música e o convívio social. Esta comprovado que pessoas que se isolam em suas casas, tem maior probabilidade de adoecerem. 

Aliado a tudo isso, também são recomendados, a leitura de livros e revistas, fazer palavras cruzadas, a pratica esportiva e a alimentação saudável, especialmente frutas, verduras, peixes (destacando-se aqueles com alto teor de Omega 3) e carnes magras.

Finalizando, a intenção deste Post é dar algumas dicas e abordar um assunto importante e que nem todos se dão conta. Também pretendemos aqui despertar em todos a curiosidade para que busquem informações mais aprofundadas e até possam escolher e passar a praticar, dentre muitas, atividades que manterão seus cérebros em "movimento".

Esperamos ter atingido a este objetivo e até a próxima!

Divulgue Informar para Facilitar nas redes sociais: