Hoje gostaríamos de falar sobre um assunto bastante importante e que afeta a todos nós, o nosso comportamento quando estamos dirigindo no Trânsito.
Resolvemos incluir este assunto porque, navegando pela na Internet, nos deparamos com alguns resultados estatísticos em relação ao aumento e gravidade de acidentes de Trânsito, resultados estes apurados através de estudos que vem sendo realizados no Brasil e em outros países.
Através destes estudos já era sabido que de alguma forma 98% dos acidentes tem um grande potencial de serem por causas humanas e agora descobriu-se que 72% por distração ou falta de atenção.
Olhando estes números, começamos a observar nas ruas o comportamento de alguns motoristas e realmente faz sentido. Muitos, a qualquer momento, estão se distraindo por algum motivo dentro de seus carros, seja manipulando seus rádios, buscando alguma coisa no porta-luvas, conversando com os passageiros, etc, mas na atualidade, o maior deles, tem sido o manuseio de seus celulares.
É impressionante como um objeto que foi inventado para melhorar a vida humana, facilitando sua comunicação e aparentemente inofensivo, pode ser causador de graves acidentes, podendo até causar sua morte e a de outras pessoas que estão ao seu redor.
O simples de fato de falar ao telefone, enquanto se está dirigindo, já é um fator bastante grande de distração, sem falar que a condução do veículo está sendo feita apenas por uma das mãos. As vezes já é difícil dirigir tendo as duas, imagina com uma só e ainda prestando atenção no assunto que está sendo falado.
Mas ainda tem coisa pior, que é receber, ler e enviar mensagens de texto, que exige a utilização das duas mãos, voltar sua atenção para o assunto e não olhar para onde se está andando, aliás isto acontece também quando muitos estão a pé.
Na semana passada aqui na nossa região do Vale do Paraíba, aconteceu um fato muito triste, onde uma mulher foi atropelada e morta por um trem, que segundo testemunhas, estava usando celular e atravessou a linha.
Segundo
estudos, teclar ao celular dirigindo, aumenta em 23 vezes a possibilidade de um
acidente acontecer.
A 40
km/hora, 1,5 segundo em que se está olhando para a tela do celular, percorre-se
17 metros, sem que se tenha visão do trajeto e é obvio que quando alguém está
lendo uma mensagem fica bem mais tempo do que este.
Por isso
pessoal, vamos nos ajudar mutuamente, primeiramente deixando nós mesmos de
cometer este tipo de comportamento de risco, pedir que nossos parentes mais
próximos, amigos, colegas de trabalho, etc, eliminem também esta pratica,
porque não serão somente as multas de transito que irão acabar com este
problemas, não existe estrutura de fiscalização em nenhum lugar do mundo que
consiga fiscalizar 100% dos motoristas em todos tempo, é uma questão de cultura
e de responsabilidade, principalmente com a vida alheia.
Divulguem
para o máximo de pessoas que puderem, para conseguirmos melhorar a triste
estatística que os estudos vêm revelando.
Um abraço a
todos!
Compartilhe Informar para Facilitar nas Redes Sociais:
Compartilhe Informar para Facilitar nas Redes Sociais: